sábado, 6 de novembro de 2010

Vender ou não vender pela internet?

Por Gisele de Miranda Fleming



Muitos empresários e até mesmo grandes corporações ainda questionam-se sobre a viabilidade de vender seus produtos na internet. Fazendo uma análise rápida de mercado levando em consideração os números de pesquisa do e-bit sobre o balanço do primeiro semestre de 2010 comparado ao mesmo período em 2009, vemos que o e-commerce no Brasil teve um crescimento de 40% gerando 6,7 bilhões de faturamento.

Tal crescimento no país se dá por vários fatores, dentre eles a retomada do crédito ao consumidor e a fusão de grandes grupos do varejo offline para o canal online que contribuíram para aumentar a confiança do consumidor em efetuar compras na internet além de atrair novos e-consumidores.
Então, por que não fazer parte do comércio virtual? Eu diria que sem dúvidas com a imensidão de oportunidades há espaço para todos vender na internet, mas há de se tomar um grande cuidado para não começar errado e ter que fechar as “portas”.

Vender na internet, assim como abrir uma loja física demanda um bom plano de negócios e uma visão clara do público que se quer atingir. Além disso, uma boa plataforma se faz necessária para que o negócio dê certo. Não adianta ter um ótimo plano de negócios com metas e estratégias muito bem definidas se a sua loja virtual não tem capacidade de gerar conversão de vendas, ou seja, transformar o visitante do seu site em consumidor de seus produtos.

E ter uma boa plataforma significa ter um site visualmente adequado ao seu público e produto com uma navegação bem estruturada que leve o visitante a encontrar o que ele busca, preços competitivos, produtos com uma boa descrição e que tenha o passo a passo da efetivação da compra o mais simplificado possível não deixando de lado a segurança da operação.

Outro ponto importante é a divulgação da loja virtual na rede. Uma vez que sua loja foi lançada você precisará comunicar ao seu público que você existe. Faça campanhas segmentadas, procure se especializar no seu produto e lançar textos informativos em blogs, sites parceiros e comunidades online. Invista em links patrocinados, mas com cautela para utilizar as palavras chaves que mais se adequem ao seu negócio. Verifique a possibilidade de se utilizar as mídias sociais para comunicação direta com seu público alvo e lembre-se de que uma vez nelas, você deve gerenciá-las frequentemente.

Ainda deve-se levar em consideração ter uma boa logística que faça com que o seu produto chegue o mais rápido possível ao seu cliente pelo menor custo, por isso, é importante buscar parceiros que agreguem valor ao seu negócio.

Ter um comércio eletrônico sustentável é algo imprescindível para o sucesso e com certeza além de tudo isso a inovação e a criatividade valerão para se destacar neste mercado de imenso potencial.

Um comentário:

  1. Oi Gisele. Muito bom o assunto do seu post. Foi, inclusive, discutido em aula. O texto está bom, mas apresenta alguns errinhos de português que devem ser corrigidos.
    Ótimo texto. Parabéns!
    Prof. Guilherme

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