segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conversation Cafe

Uma das formas de trocar figurinhas, como foi proposto coletivamente num "post" anterior, seria o Conversation Café, um tipo de reunião criado pela escritora americana Vicki Robin  e sugerida a nós por Joaquim.

São encontros em locais públicos, como cafés, em que cerca de oito participantes falam sobre um tema de interesse comum.

Segundo ele, funciona assim: "um grupo de mais ou menos oito pessoas se reúne por 90 minutos. Ali, ao redor da mesa, entre bebericar um chá e beliscar um bolo, define-se um tema de interesse comum. Aí, cada pessoa da roda fala dois minutos sobre o que pensa, sente e faz em relação àquele tema - sem ser interrompido. Quem não souber nada, aproveita para perguntar.

São duas rodadas, fechadas por um diálogo e uma palavra final de cada um. Há regras básicas, como ouvir com respeito, não julgar e tentar compreender em vez de persuadir. É interessante aprender com a experiência e o ponto de vista do outro e ter idéias de coisas práticas para aplicar na vida.

Mas, o maior prazer das pessoas foi descobrir que não são as únicas "esquisitas" (como muitas vezes se sentem) a querer viver de uma forma diferente. Se houver entrosamento entre os participantes, a conversa pode evoluir para o Círculo de Simplicidade, uma idéia da também escritora americana Cecile Andrews.

Daí, o mesmo grupo se encontra dez vezes, como numa série de Conversation Cafés. Porém, leva para a casa a tarefa de testar alguma proposta que surgiu no encontro e contar como foi na reunião seguinte. "

Nós podemos fazer assim ou diferente. A gente decide e organiza. E podemos ir experimentando formas. Cada vez de um jeito.

O que vocês acham?

Sites sobre simplicidade voluntária:

No Brasil:
http://www.simplicidade.net/

Site do Jorge Mello, adepto e um dos principais divulgadores da simplicidade voluntária no Brasil. Jorge dá workshops sobre Conversation Café e Círculos de Simplicidade. A idéia é formar multiplicadores que possam organizar esses encontros em diversas partes do país.

Fora do Brasil:
http://www.awakeningearth.org/

Site do Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária (Cultrix). Vale a pena conferir o link writing, onde se encontram textos escritos pelo autor e entrevistas concedidas por ele. Uma bela atualização do pensamento de Duane Elgin sobre simplicidade voluntária e sustentabilidade, já que o livro que deu nome ao movimento é de 1981.

http://www.conversationcafe.org/

Site que explica tim tim por tim tim sobre Conversation Café: a história, exemplos e como fazer um. No linkhttp://www.youtube.com/swf/cps.swf?datatype=playlist&data=7C0AB81A49095619&eurl=http%3A//www.conversationcafe.org/Video%2520Training.htm Vicki Robin dá uma espécie de treinamento para quem quer se engajar na iniciativa.

http://www.seedsofsimplicity.org/

Além de dar informações sobre simplicidade voluntária, o site fala sobre os Círculos de Simplicidade.

http://www.simplicityforum.org/

Grande fórum que integra os adeptos da simplicidade voluntária, especialmente dos Estados Unidos.

http://www.newroadmap.org/

Site da organização New Road Map Foundation de Vicki Robin. Lá você pode saber mais sobre as idéias de Vicki em relação do dinheiro.

Um comentário:

  1. Gente, só corrigindo o link de referência no Brasil:

    http://www.simplicidade.com.br

    bjsss

    ResponderExcluir