terça-feira, 26 de outubro de 2010

Advergame : é Propaganda ou é Jogo?

Aluno: Marcelo Gorzoni

O advergame é a junção dos termos advertisement, que significa publicidade, e game que significa jogo. É um jogo onde ele funciona como uma peça publicitária, expondo a marca aos usuários daquele jogo e criando um relacionamento com a marca.

Os advergames vem sendo explorados mais formente na área do mobile marketing e na internet, mas a também cases de empresas que saíram um pouco dessa premissa e conseguiram bons resultados.
A Microsoft e a segunda maior rede de hamburguerias do mundo, Burguer King, são um exemplo disso, se juntaram para lançar 3 jogos para o Xbox, Pocket Bike Race , Big Bumpin e o Sneak King.

Com essa estratégia a Burguer King aumentou seus lucros 41% passando para  38 milhões de dólares.

No Brasil o mercado de advergames está muito aquecido, por se tratar de um custo baixo, em comparação a um game comercial, e de um grande retorno em visibilidade para a marca, os advergames são a bola da vez.

Tecnologia
O principal fator de sucesso e viabilidade dos advergames é o acesso dos desenvolvedores a plataformas de desenvolvimento cada vez mais intuitivas e dinâmicas, como o Flash e o Unity que tem total integração com a plataforma PC, Wii e os mobiles Iphone e Android.

Outra tecnologa que vem chamando muito a atenção  é o XNA,  justamente pela sua facilidade . Com ela é possível fazer jogos para PC, console Xbox e para o novo Windows Phone.

Tempo x Valores
Os custos para o desenvolvimento de um advergame varia. Grandes desenvolvedores podem cobrar até R$1 milhão por um advergame. Mas os valores em território nacional são mais modestos, ficando em torno R$30 mil até R$150 mil.

O tempo de desenvolvimento do game também apresenta variáveis, como a complexidade e o nível de personalização do jogo. Um jogo completamente novo, que exija um roteiro novo, pode levar de 12 a 18 meses para ser desenvolvido, enquanto advergames mais simples podem ser feitos em poucos meses, dependendo do desenvolvedor e de sua equipe.

As cifras são atrativas mas para entrar na área é necessário uma equipe multidisciplinar, que envolve propagamadores, designers, redatores, artistas, level designer, etc.

Respondendo a pergunta, Advergame : é Propaganda ou é Jogo?, concluo que são os dois, o produto é que vai dar o tom se é algo mais expositivo de marca ou se traz mais a competição, o desafio dos jogos.

Um comentário:

  1. Olá Marcelo. Muito bom seu post. Adorei o assunto, pesquiso muito sobre ele. Ficaram alguns erros de digitação (um de concordância).
    Está muito legal! Parabéns!
    Prof. Guilherme

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