sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Redes Sociais já afetam e mudam vida de policiais e de jornalistas

aluna : Rosana Bertuzzi


Policiais civis e militares do Rio tem sofrido punições por comentários feitos através do Twitter. Num dos casos mais extremos, um capitão Militar ( Luiz Alexandre Souza da Costa ) foi punido com 20 dias de prisão administrativa por ter comentado no microblog que havia sido nomeado para determinado cargo da corporação. De acordo com o Boletim Interno , o militar foi punido “ pelo fato de haver veiculado em canal de mídia particular , mensagens com conteúdo negativo, depreciativo e irônico sobre ato legal do Comandante “. Segundo o Capitão , o comentário que gerou a punição foi sobre sua nomeação para o cargo de Oficial de Ligação entre o Comando Geralda PM e o Instituto de segurança Publica.

Casos desses vem acontecendo com policiais no mundo todo , temos o caso também da policia de Córdoba que puniu 7 agentes que gravaram um vídeo dançando e publicaram no You Tube enquanto estavam a serviço.

Segue link abaixo do vídeo:


Se antes as forças policiais falavam por meio da imprensa escrita com o Twiter passaram a tratar diretamente com quem interessa: seus seguidores. Mas o uso não se reúne somente a críticas, ela também pode ser uma boa interação com o público se comunicando rapidamente.  Mas o Twiter não inovou somente em trazer as informações dos policiais, mas também em ser uma forma de a própria mídia ou seja o jornalista angariar fontes , checar fontes e  apurar informações .

Bom, o futuro do Twiter no ambiente policial ainda pode crescer já que nem todos os profissionais ligados à área de segurança pública dominam a ferramenta social , eles ainda não tem noção do que pode ser postado, o assunto continuará suscitando bastante interesse nas redes sociais e nas discussões na mídia impressa, teremos um potencial a ser explorado ainda deste assunto, acredita-se que no futuro o diálogo entre policiais e a sociedade através das redes sociais será ainda mais democrático e com certeza vai melhorar a relação entre a policia e a sociedade.

Um comentário:

  1. Olá Rosana. Seu texto está meio duro, precisando de uma lapidada. Há alguns erros de português e de digitação. No Título, você prometeu um assunto e não falou sobre ele.O link não poderia ter uma imagem? Bom, alguns pontos para refletir sobre o trabalho. Mas, bom trabalho!
    Prof. Guilherme

    ResponderExcluir