sábado, 30 de outubro de 2010

Quando as Idéias Fazem Sexo, o Conhecimento se Transforma!




por Wagner Cipriano

No TED Global 2010 ocorrido em Oxford - julho/2010, Matt Ridley, jornalista e escritor inglês, falou sobre a evolução da Humanidade, pela ótica do encontro e acasalamento de idéias para criar novas idéias: entra em cena, neste instante, a concepção de rede social - a possibilidade de compartilhar experiências, de se apropriar de resultados (positivos ou negativos) para encurtar caminhos.


O tamanho da Cauda
Chris Anderson, paquistanês, editor e autor do livro "A Cauda Longa", no mesmo evento expôs sua visão sobre um fenômeno global contemporâneo que está mudando a forma de se desenvolver o aprendizado, ao qual chama de "Inovação Acelerada pela Multidão" - processo retro-alimentado de publicação de vídeos na Internet, capaz de agir como ferramenta de reconhecimento e estímulo de práticas individuais e coletivas, considerado por Chris, tão significante quanto à invenção da imprensa no século XV. Mais uma vez as câmeras se voltam para o conceito de rede social e de web participativa, ou Web 2.0. Esta participação interativa é capaz de gerar desenvolvimento social e econômico. Exemplo disso, é o próprio YouTube: a empresa nasceu em fevereiro de 2005, e cerca de vinte meses depois, foi comprada pelo Google por US$ 1,65 bilhões.

Grupo de Estudos ou Quadrilha Social?
O próprio motivo que levou a escrever o presente artigo, nasceu do compartilhar de ideias: de Sylvia para o grupo de estudos; no grupo estava Bianca, que retornou ao grupo um complemento de informação.
E informação de porte, de peso, com significância, com conteúdo, com relevância, para ser updated, é tudo de bom!

Pois não é que Drummond e Chico tinham razão? João amava Teresa que amava Raimundo... que amava Dora que amava toda a quadrilha!

em tempo:
minha contribuição foi trazer o Drummond e o Chico, que ainda não tinham entrado nessa história.

 
 
 
 

 





Um comentário:

  1. Oi Wagner. Legal a relação que você construiu. Poderia ter dissertado um pouco mais a cerca do assunto, desenvolvendo o raciocínio e clareando seu ponto de vista. Dá pra fazer uma tese sobre o assunto. Muito bom!
    Prof. Guilherme

    ResponderExcluir