Quando um jornalista começa a trabalhar com web, logo percebe que o conhecimento que adquiriu nos quatro anos de faculdade não são suficientes. Enquanto num jornal ou revista o repórter é responsável somente pelo texto, na web ele deve pensar em sua matéria por completo: deve decidir quais recursos multimídia vale a pena investir, como apresentá-los, que outras matérias merecem estar linkadas na principal...
Depois de alguma experiência na área, o profissional também descobre que saber alguns conceitos de SEO, tratamento de imagens e - por que não? - de HTML pode facilitar e agilizar seu dia-a-dia. Além disso, incorporar um pouco dessas habilidades no trabalho ajuda na produção de um conteúdo mais interessante e relevante para o leitor.
Atualmente, o principal desafio do cotidiano das redações é a integração do conteúdo jornalístico às redes sociais. Cada vez mais, redes como o Twitter e o Facebook se mostram presentes entre os leitores e é preciso começar a vê-las como algo mais do que simples canais de divulgação do conteúdo.
USANDO AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR
As redes sociais já se firmaram como importantes fontes de tráfego para os veículos. Com isso, também se tornaram ótimas ferramentas para medir a repercussão das reportagens e a opinião dos leitores, já que é possível (e fácil) monitorar as ações dos usuários. Retweets, likes e outras formas de interação passam a ser métrica importantes nesse sentido.
Além disso, as redes sociais também são fontes de informações que os jornalistas não devem ignorar. Seu entrevistado usa Twitter? Como é o perfil dele no Facebook? Que outros ambientes ele está presente? Procurar informações como essas ajudam na apuração e podem até revelar coisas que a fonte queria esconder.
Por fim, participar de redes sociais é uma das melhores formas de encontrar novas pautas, identificar tendências e descobrir novas histórias para serem contadas. O jornalista que vence seus preconceitos e investe nessa nova forma de comunicação abre possibilidades para seu trabalho e tem mais chances de produzir conteúdos em sintonia com o leitor.
MAIS SOBRE O ASSUNTO:
- Facebook para jornalistas [em inglês]
- Tendências de social media que mudaram os veículos [em espanhol]
- Como nove veículos de comunicação lidam com as redes sociais
Foto: Andy Piper
Olá Carolina.
ResponderExcluiròtimo texto. Muito bem escrito e de acordo com o que foi discutido em sala de aula. Muito bom! Parabéns!!!
Prof. Guilherme