quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jornalismo em tempos de web

Por Carolina Monterisi


Quando um jornalista começa a trabalhar com web, logo percebe que o conhecimento que adquiriu nos quatro anos de faculdade não são suficientes. Enquanto num jornal ou revista o repórter é responsável somente pelo texto, na web ele deve pensar em sua matéria por completo: deve decidir quais recursos multimídia vale a pena investir, como apresentá-los, que outras matérias merecem estar linkadas na principal...






Depois de alguma experiência na área, o profissional também descobre que saber alguns conceitos de SEO, tratamento de imagens e - por que não? - de HTML pode facilitar e agilizar seu dia-a-dia. Além disso, incorporar um pouco dessas habilidades no trabalho ajuda na produção de um conteúdo mais interessante e relevante para o leitor.


Atualmente, o principal desafio do cotidiano das redações é a integração do conteúdo jornalístico às redes sociais. Cada vez mais, redes como o Twitter e o Facebook se mostram presentes entre os leitores e é preciso começar a vê-las como algo mais do que simples canais de divulgação do conteúdo.


USANDO AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR


As redes sociais já se firmaram como importantes fontes de tráfego para os veículos. Com isso, também se tornaram ótimas ferramentas para medir a repercussão das reportagens e a opinião dos leitores, já que é possível (e fácil) monitorar as ações dos usuários. Retweets, likes e outras formas de interação passam a ser métrica importantes nesse sentido.


Além disso, as redes sociais também são fontes de informações que os jornalistas não devem ignorar. Seu entrevistado usa Twitter? Como é o perfil dele no Facebook? Que outros ambientes ele está presente? Procurar informações como essas ajudam na apuração e podem até revelar coisas que a fonte queria esconder.

Por fim, participar de redes sociais é uma das melhores formas de encontrar novas pautas, identificar tendências e descobrir novas histórias para serem contadas. O jornalista que vence seus preconceitos e investe nessa nova forma de comunicação abre possibilidades para seu trabalho e tem mais chances de produzir conteúdos em sintonia com o leitor.


MAIS SOBRE O ASSUNTO:


Foto: Andy Piper

Um comentário:

  1. Olá Carolina.

    òtimo texto. Muito bem escrito e de acordo com o que foi discutido em sala de aula. Muito bom! Parabéns!!!

    Prof. Guilherme

    ResponderExcluir