quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O uso crescente de vídeos nas redes sociais

Ao contrário do que se imagina o conceito de mídias sociais (social media) precede a internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. O conceito sempre tratou da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos, ou seja, a produção de muitos para muitos.

Atualmente as ferramentas de mídias sociais são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Estes possibilitam a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição, e o melhor são essas ferramentas que possibilitam manter a todos interligados e interagindo o tempo todo.

O conteúdo multimídia abrange diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos, animações, áudios e etc. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo, ou seja, nem tudo que é publicado é verdadeiro e nem tudo que não aparece é desnecessário.

Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais - como os blogs, que nasceram apenas como diários virtuais e se modificaram tanto que chegaram ao ponto de se tornarem geração de negócios.

De maneira ampla, toda essa evolução representa diversos avanços inclusive ligados a liberdade de comunicação e troca de informação. Afinal a possibilidade de gerar, criar e influenciar pessoas e decisões é crescente e cada vez mais presente.

Em paralelo, as 'novidades' acabam se tornando senso comum o que abre a discussão do que realmente é único e tem diferencial. As discussões sobre o novo consumidor e a produção de vídeos na web têm representando a nova revolução dentro das mídias sociais. O Twitter usa vídeos, o Facebook usa vídeos e o You Tube é revolucionário exatamente por causa dos vídeos. Os internautas surgem com uma nova abordagem, como estrelas do seus próprios vídeos.



Por Ana Carolina Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário