segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Marketing Digital Político

O engajamento de fãs de candidatos é crucial na conquista de eleitores.
Por Renan Abdalla


Urna eleitoral brasileira

Em 05/11/2008 Barack Obama foi eleito o presidente dos Estados Unidos da América. A partir desse dia o que mais chamou atenção do mundo e rendeu diversas análises foi a força e o engajamento popular conquistado por Obama em que as ações de comunicação nas mídias digitais, lideradas por Ben Self, tiveram papel importantíssimo.
Segundo o consultor, palestrante e autor do livro “Marketing Digital”, Cláudio Torres[1], o mais importante em uma campanha digital é identificar os fãs da sua marca, quem já gosta de você, pois eles serão seus maiores aliados no relacionamento com seus públicos e defesa da sua marca. Esse conceito também é amplamente defendido por Philip Kotler no livro “Marketing 3.0”[2]. Esses se tornarão os principais players divulgação das campanhas, das ações já realizadas e das propostas dos candidatos e o farão por motivos diferentes dos vistos até o momento nas campanhas eleitorais brasileiras.


Segundo Kotler uma pessoa se engajará por uma empresa/marca quando a perceber de forma completa e íntegra e que suas ações demonstrem um comprometimento social completo Trata-se de atuar na mente corações e espírito das pessoas, mostrando uma marca que se preocupa com o ser humano acima de tudo. Missão, a visão e os valores dessa empresa, devem atender não somente acionistas, mas sociedade, devem promover responsabilidade social fora e dentro da própria empresa, demonstrando consistência no discurso e devem pensar no futuro(sustentabilidade), não somente por que está na moda, mas por responsabilidade nata com as futuras gerações e por uma consciência limpa.
Os candidatos que pretendem se lançar digitalmente, devem ser assim também. Transparentes e com uma história íntegra eles têm grande potenciais de ganharem a confiança do público digital. Ao contrário será muito fácil ter sua imagem mais que destruída, arrasada. Pois as mesmas redes de colaboração, etiquetamento(tags) e compartilhamento que podem promover um candidato e suas virtudes, pode também destruir sua reputação on-line caso ações que divirjam do interesse público e comunitário sejam descobertas e divulgadas.
No Brasil em abril de 2009 mais de 17,5 milhões de pessoas que navegaram em alguma mídia social. O Brasil é o maior país a popular esse tipo de comunidade on-line seguido pelo Japão e pela França e deixando os Estados Unidos com a 7ª posição, segundo Ibope/NetRatings[3], o que nos dá uma idéia do potencial que as redes sociais oferecem, principalmente quando comparamos com a freqüência norte americana nas redes e o efeito elas já surtiram no país.

Um comentário:

  1. Muito Bom, Renam! O assunto é muito atual, e deve ser discutido e analisado para fornecer uma compreensão do processo político brasileiro relacionado ao de outros países. Há alguns erros de digitação e de construção de frases, como no último parágrafo.
    Parabéns!
    Prof. Guilherme

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