quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Paradigmas do EAD

Por Carlos Mendes

A educação a distancia vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos, escolas, universidades e empresas estão aderindo ao método EAD alguns pela mobilidade, outros por causa da facilidade de divulgação ou até por custo beneficio. Mas tudo isso é a tendência do futuro? 

Quantas vezes você já ouviu ou leu que o conteúdo que esta na internet pode estar errado ou fragmentado, que tudo na internet acontece muito rápido, o que faz com que o usuário aprenda as coisas superficialmente sem aprofundar ser conhecimentos (como a geração y).


Será que o computador é a solução para mudar o ambiente sala de aula já que este método é consagrado e provou que funciona desde o inicio da educação. 

Já parou para pensar nisso? 

Ruas, casas, empresas, bancos tudo evoluiu. Se por um incrível acontecimento um homem dos anos 20 ou até antes disso fosse descongelado, ele ficaria louco e morreria claro, mas imaginem as pessoas mostrando as evoluções para ele, tudo seria novo, menos uma coisa, a sala de aula. 


 Isso mesmo a sala de aula tem o mesmo layout desde seu inicio um professor, um quadro, e as carteiras com alunos, as únicas coisas que mudaram foram as “ferramentas”  lápis, caderno, caneta, livro e etc.

A educação a distancia luta exatamente contra isso, ela chegou para quebrar esse paradigma para fazer a educação acontecer de maneira diferente se tornando tão interessante quanto a televisão e as redes sociais o que precisamos é estar abertos para receber essa novidade.




Um comentário:

  1. Oi Carlos. Gosto muito de discutir sobre este assunto. Você fez uma abordagem mais superficial, e muito partidária. Claro que há muito a ser modificado, mas discordo quando se diz que a escola "limita". A escola funciona como rede social, fomentando a troca de experiências e a formação de grupos que evoluem o conhecimento. Sem ela, o "estudante" se encontraria individualizado, tornando muito mais difícil e, em alguns casos, improdutivo seu aprendizado. Quem é esse cara que fala aí? Por Que ele está falando isto? Cadê um link para o Ken Robinson?
    Bom, valeu. Mas creio que tenha ficado faltando algo ainda...
    Prof. Guilherme

    ResponderExcluir